Machismo e estereótipos de gênero: análises de uma intervenção na disciplina de biologia no ensino médio

Favero, Ana Carolina; Silva, Larissa Izabelli Link da; Carvalho, Joana Tatiele de; Emmel, Rúbia; Krul, Alexandre José

Abstract:

 
Esta investigação teve o objetivo de compreender concepções de machismo e estereótipos de gênero dos/as estudantes e identificar como relacionam essas temáticas. Realizado por meio de uma pesquisa de campo, houve um questionário fechado reflexivo e um jogo didático intitulado “Tribunal de Opinião”, baseado em Rojão et al (2011). A intervenção revela o valor destas temáticas no ensino das Ciências/Biologia, pois foi possível analisar duas categorias definidas a priori, que propiciaram diálogos e identificações, biologicamente e socialmente. Portanto, evidencia-se a importância destas temáticas no contexto educacional assim como social, na identificação dos/as estudantes com os temas e na ampliação de conhecimentos relacionados ao ensino de Biologia havendo maior presença de diálogo e reflexões.
 
Esta investigación uvo como objetivo comprender las concepciones de los estudiantes sobre machismo y estereotipos de género e identificar cómo relaciona nestos temas. Realizado por medio de una investigación de campo, hubo un cuestionario cerrado reflexivo y un juego didáctico titulado "Tribunal de Opinion", basado en Rojão et al (2011). La intervención revela el valor de estos temas en la enseñanza de la Ciencia / Biología, ya que fue posible analizar dos categorías definidas a priori, que proporcionaron diálogos e identificaciones, biológica y social. Por lo tanto, la importancia de estos temas en el contexto educativo y social es evidente, en la identificación de los estudiantes con los temas y en la expansión del conocimiento relacionado con la enseñanza de la biología, con una mayor presencia de diálogo y reflexiones.
 
This investigation aimed to understand the students' conceptions of machismo and gender stereotypes and to identify how they relate these themes. Conducted by means of a field research, there was a reflective closed questionnaire and a didactic game entitled “Tribunal de Opinion”, based on Rojão et al (2011). The intervention reveals the value of these themes in the teaching of Science / Biology, since it was possible to analyze two categories defined a priori, which provided dialogues and identifications, biologically and socially. Therefore, the importance of these themes in the educational as well as social context is evident, in the identification of students with the themes and in the expansion of knowledge related to the teaching of Biology, with a greater presence of dialogue and reflections.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 8, n.1, p. 507-528, jan./jun. 2020.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos