Para uma arqueologia da verdade estatística: reflexões a partir do projeto de reforma educacional de Rui Barbosa (1882)

Camargo, Alexandre de Paiva Rio

Abstract:

 
O presente artigo analisa o estilo de raciocínio estatístico desenvolvido por Rui Barbosa em seu projeto de reforma educacional, publicado em 1882. Inspirado no utilitarismo liberal, o parecer faz uma defesa pioneira da modernização escolar e da centralização dos serviços de estatística, como forma de fortalecer a opinião pública. Entretanto, o argumento de modernização se baseia na tradição de estimativas populacionais, fundadas no prestígio pessoal de seu autor, relegando ao segundo plano as estatísticas oficiais, certificadas pelo Estado. Examina-se as razões dessa aparente contradição, propondo como hipótese a coexistência de dois regimes de verdade – a aproximação por estimativas e o realismo censitário -, o que permite compreender o sentido da associação entre estatística e educação e as formas de raciocinar e intervir com números ao fim do Império.
 
This article analyzes the style of statistical reasoning developed by Rui Barbosa in his educational reform project, published in 1882. Inspired by liberal utilitarianism, the opinion makes a pioneering defense of school modernization and the centralization of statistical services, as a way of strengthening public opinion. However, the modernization argument is based on the tradition of population estimates, based on the author's personal prestige, relegating official statistics, certified by the State, to the background. The reasons for this apparent contradiction are examined, proposing as a hypothesis the coexistence of two regimes of truth - approximation by estimates and census realism -, which allows understanding the meaning of the association between statistics and education and the ways of reasoning and intervening with numbers at the end of the Empire.
 
Este artículo analiza el estilo de razonamiento estadístico desarrollado por Rui Barbosa en su proyecto de reforma educativa, publicado en 1882. Inspirado en el utilitarismo liberal, el dictamen hace una defensa pionera de la modernización escolar y la centralización de los servicios estadísticos, como forma de fortalecer la opinión pública. . Sin embargo, el argumento de la modernización se basa en la tradición de las estimaciones de población, basadas en el prestigio personal del autor, relegando a un segundo plano las estadísticas oficiales, certificadas por el Estado. Se examinan las razones de esta aparente contradicción, proponiendo como hipótesis la coexistencia de dos regímenes de verdad -la aproximación por estimaciones y el realismo censal-, lo que permite comprender el significado de la asociación entre estadística y educación y las formas de razonar e intervenir con los números. al final del Imperio.
 

Description:

Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 13, n. 25, p. 500–529. : il. color; Edição Especial de 2021, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos