Masculinidades e homossexualidade na perspectiva de jovens estudantes de escolas públicas e particulares de Erechim, Rio Grande do Sul

Silva, Ivone Maria Mendes; Angerami, Adriana

Abstract:

 
Este trabalho apresenta reflexões sobre masculinidades e homossexualidade, partindo da análise de narrativas produzidas por homens jovens no contexto de grupos focais realizados em escolas públicas e particulares da cidade de Erechim (RS). Os resultados obtidos demonstram uma diversidade de opiniões e posicionamentos dos jovens em relação ao tema. Ao passo que alguns afirmaram sentir-se livres para aderir àquilo que lhes desperta identificação, admitindo o caráter móvel da masculinidade, tomada como uma construção não necessariamente vinculada à heterossexualidade; outros demonstraram valorizar o modelo hegemônico vigente em nossa sociedade, baseado em um ideal viril, heterossexual e, por vezes, homofônico. Conclui-se que uma variedade de modelos de masculinidades tem operado nos contextos juvenis, acompanhando a própria pluralidade que caracteriza o processo de socialização nas sociedades atuais, o que coloca possibilidades inauditas em relação à educação das novas gerações para o reconhecimento do outro e o respeito às diferenças ideológicas, socioculturais e subjetivas.
 
Este artículo presenta reflexiones sobre La masculinidad y La homosexualidad, comenzando por el análisis de narrativas producidas por hombres jóvenes enel contexto de grupos focales celebrados enescuelas públicas y privadas de la ciudad de Erechim (RS). Los resultados muestran una diversidad de opiniones y posiciones de los jóvenes com respecto al tema investigado. Mientras que algunos afirmar on sentirse libres de adherirse a lo que despierta su identificación, admitiendo el carácter móvil de lamasculinidad, tomada como una construcción no necesariamente vinculada ala heterosexualidad; otros han demostrado valorar el modelo hegemónico actual em nuestra sociedad, basado em un ideal viril, heterosexual y a veces homofóbico. Se concluye que una variedad de modelos de masculinidades han operado en contextos juveniles, acompañando La misma pluralidad que caracteriza el proceso de socializació nenlas sociedades actuales, que plante a posibilidades sin precedentes em relación com la educación de las nuevas generaciones para el reconocimiento de losdemás y el respeto. Diferencias ideológicas, socioculturales y subjetivas.
 
This paper presents reflections on masculinity and homosexuality, starting from the analysis of narratives produced by young menin the context of focus groups held in public and private schools in the city of Erechim (RS). The results show a diversity of opinions and positions of young people regarding the theme investigated. While some claimed to feel free to adhere to what awakens their identification, admitting the mobile character of masculinity, taken as a construction not necessarily linked to heterosexuality; others have shown to value the current hegemonic model in our society, based on a virile, heterosexual and sometimes homophobic ideal. It is concluded that a variety of models of masculinities have operated in youth contexts, accompanying the very plurality that characterizes the process of socialization in current societies, which poses unprecedented possibilities in relation to the education of new generations for the recognition of others and respect. ideological, sociocultural and subjective differences.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 2, p. 178-196, Jul/Dez 2019.

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