Show simple item record

dc.contributor.author Vieira, Hamilton Edio Santos
dc.contributor.author Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
dc.date.accessioned 2023-05-17T22:22:52Z
dc.date.available 2023-05-17T22:22:52Z
dc.date.issued 2019-01
dc.identifier.citation VIEIRA, H. É. dos S.; RIBEIRO, P. R. M. A diversidade sexual e a escola na perspectiva dos saberes docentes. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 99–108, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8473. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8473. Acesso em: 16 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10974
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 99-108, Jul./Dez. 2018. pt_BR
dc.description.abstract O texto propõe pensar a diversidade sexual a partir da perspectiva dos saberes docentes, procurando apontar uma possível leitura da relação entre ambos a partir de narrativas docentes. Ao se pensar os saberes docentes como uma construção dinâmica e provisória de conhecimento, entende-se que esta dinâmica é produzida ao longo de toda carreira docente e por diferentes situações, que vão afetando a formação inicial e a transformando no processo de profissionalização docente, o que implica pois, em situar a diversidade sexual no meio deste contexto polissêmico, em que a temática assume também um caráter historicamente contextual e permeado de diferentes valores, saberes e subjetividades dos/as docentes. pt_BR
dc.description.abstract El texto se propone pensar la diversidad sexual desde la perspectiva de los saberes del docente buscando apuntar una posible lectura de relación entre ambos a partir de las narrativas docentes. Comprender los saberes de los docentes como una construcción dinámica y provisional de conocimiento se entiende que esta dinámica es producida a lo largo de toda carrera docente y por diferentes situaciones que afectan la formación inicial transformándola en otros aprendizajes en el proceso de profesionalización docente. La diversidade sexual en esto contexto también es polisémico y tiene un carácter históricamente contextual y permeado de diferentes valores, saberes y subjetividades de los / las docentes. pt_BR
dc.description.abstract The text proposes to think about sexual diversity from the perspective of the teaching knowledge, aiming to point out a possible reading of the relationship between both from teacher’s narratives. When thinking about the teaching knowledge as a dynamic and provisional construction of knowledge, it can be understood that this dynamic is produced throughout the teaching career and by different situations, which affect the initial formation and change it in the process of teacher’s professionalization. This implies placing sexual diversity in the middle of this polysemy context, in which the theme also assumes a historically contextual character and permeated by different values, knowledge and subjectivities of teachers. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Diversidade sexual pt_BR
dc.subject Saberes docentes pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Diversidad Sexual pt_BR
dc.subject Saberes del Docente pt_BR
dc.subject Formación Docente pt_BR
dc.subject Sexual Diversity pt_BR
dc.subject Teacher Knowledge pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.title A diversidade sexual na perspectiva dos saberes docentes pt_BR
dc.title.alternative Diversidad sexual por los saberes del docente pt_BR
dc.title.alternative Sexual diversity through the teacher knowledge pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v6i2.8473 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record