Show simple item record

dc.contributor.author Campos, Mariana de Lima
dc.date.accessioned 2023-05-17T22:49:22Z
dc.date.available 2023-05-17T22:49:22Z
dc.date.issued 2019-01
dc.identifier.citation CAMPOS, M. de L. Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de Sociologia. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 81–89, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8411. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8411. Acesso em: 16 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10980
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 81-89, Jul./Dez. 2018. pt_BR
dc.description.abstract Propõe-se uma discussão acerca da relevância da inserção da temática das violências contra as mulheres nas escolas, evidenciando o papel da disciplina Sociologia. A partir dos princípios epistemológicos de estranhamento e desnaturalização, que possibilitam a transformação de questões sociais em objetos de reflexão, entende-se a temática como um recurso possível para o aprendizado da Sociologia na educação básica. Sob a ótica do processo de implementação da Lei Maria da Penha, evidencia-se como o debate pode subsidiar processos de enfrentamento das violências num âmbito preventivo, por meio da desconstrução das assimetrias de gênero que perpetuam socialmente hierarquias de poder entre homens e mulheres - base e causa das violências, bem como, empecilho à busca da equidade de gênero. pt_BR
dc.description.abstract Se propone una discusión sobre la relevancia de la inserción de la temática de las violencias contra las mujeres en las escuelas, evidenciando el papel de la disciplina Sociología. A partir de los principios epistemológicos de extrañamiento y desnaturalización, que posibilitan la transformación de cuestiones sociales en objetos de reflexión, se entiende la temática como un recurso posible para el aprendizaje de la Sociología en la educación básica. Bajo la óptica del proceso de implementación de la Ley Maria da Penha, se evidencia cómo el debate puede subsidiar procesos de enfrentamiento de las violencias en un ámbito preventivo, por medio de la deconstrucción de las asimetrías de género que perpetúan socialmente jerarquías de poder entre hombres y mujeres - base y causa de las violencias y obstaculizado a la búsqueda de la equidad de género. pt_BR
dc.description.abstract It is proposed a discussion about the relevance of the insertion of the theme of violence against women in schools and the role of Sociology. From the epistemological principles of estrangement and denaturalization, which make possible the transformation of social questions into objects of reflection, the theme is understood as a possible resource for the learning of Sociology in basic education. From the perspective of the implementation process of the Maria da Penha Law, it is evident how the debate can subsidize processes of confronting violence in a preventive way, through the deconstruction of the gender asymmetries that socially perpetuate hierarchies of power between men and women - the basis and cause of violence and impediment to the search for gender equity. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Violência contra as Mulheres pt_BR
dc.subject Lei Maria da Penha pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Violencia contra las mujeres pt_BR
dc.subject Ley Maria da Penha pt_BR
dc.subject Enseñanza de Sociología pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Violence against Women pt_BR
dc.subject Law Maria da Penha pt_BR
dc.subject Teaching of Sociology pt_BR
dc.title Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de sociologia pt_BR
dc.title.alternative De la Ley María de la Penha para la sala de clase: violencias contra las mujeres y la enseñanza de sociología pt_BR
dc.title.alternative From the Law Maria da Penha to the classroom: violence against women and the teaching of sociology pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v6i2.8411 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record