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dc.contributor.author Figueiredo, Roniel Santos
dc.contributor.author Souza, Marcos Lopes de
dc.date.accessioned 2023-05-22T02:05:42Z
dc.date.available 2023-05-22T02:05:42Z
dc.date.issued 2018-09
dc.identifier.citation FIGUEIREDO, R. S.; SOUZA, M. L. de. “Ave Maria, chegou a macumbeira!”: tensões no ensino da história e cultura afro-brasileira na escola. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 13–20, 2018. DOI: 10.14295/de.v6i1.8254. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8254. Acesso em: 18 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11003
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 1, Jan.-Jun., p. 13-20, 2018. pt_BR
dc.description.abstract As discussões sobre história e cultura africana e afro-brasileira entraram no currículo escolar de maneira mais enfática após a lei 10639/2003. Contudo, tendo em vista o contexto histórico eurocêntrico que faz parte da constituição simbólica das escolas brasileiras, os agentes que se arriscam a dialogar sobre essas questões podem ser desaprovados. Portanto, esse trabalho apresenta e discute o processo de estigmatização vivenciado por Santos, uma professora, mulher negra e umbandista ao discutir história e cultura afro-brasileira na educação básica por meio do resgate dos aspectos culturais e de luta do povo negro. Nesse sentido, é perceptível que os discentes utilizam da religiosidade da professora para colocar em xeque a sua docência, gerando conflitos e abjeções. pt_BR
dc.description.abstract Las discusiones sobre historia y cultura africana y afro-brasileña entraron en el currículo escolar de manera más enfática después de la ley 10639/2003. Sin embargo, teniendo en cuenta el contexto histórico eurocéntrico que forma parte de la constitución simbólica de las escuelas brasileñas, los agentes que se arriesgan a dialogar sobre esas cuestiones pueden ser desaprobados. Por lo tanto, este trabajo presenta y discute el proceso de estigmatización vivido por Santos, una profesora, mujer negra y umbandista al discutir historia y cultura afro-brasileña en la educación básica por medio del rescate de los aspectos culturales y de lucha del pueblo negro. En ese sentido, es perceptible que los discentes utilizan la religiosidad de la profesora para poner en jaque su docencia, generando conflictos y abyecciones. pt_BR
dc.description.abstract Discussions on African and Afro-Brazilian history and culture entered the school curriculum more emphatically after law 10639/2003. However, in view of the Eurocentric historical context that is part of the symbolic constitution of Brazilian schools, agents who risk dialogue about these issues can be disapproved. Therefore, this work presents and discusses the process of stigmatization experienced by Santos, a teacher, black woman and umbandista in discussing Afro-Brazilian history and culture in basic education through the rescue of the cultural aspects and struggle of the black people. In this sense, it is noticeable that the students use the teacher's religiosity to challenge their teaching, generating conflicts and abjections. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Relações de poder pt_BR
dc.subject Relaciones étnico-raciales pt_BR
dc.subject Docencia pt_BR
dc.subject Relaciones de poder pt_BR
dc.subject Ethno-racial relations pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Power relations pt_BR
dc.title “Ave Maria, chegou a macumbeira!”: tensões no ensino da história e cultura afro-brasileira na escola pt_BR
dc.title.alternative "Ave María, llegó la hechicera!": tensiones en la enseñanza de la historia y cultura afro-brasileña en la escuela pt_BR
dc.title.alternative "Hail Mary, arrived the sorceress!": tensions in the teaching of history and afro-brazilian culture in school pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10. 14295/de.v6i1.8254 pt_BR


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