Determinação do Módulo da Aceleração da Gravidade em um Experimento de Lançamento Horizontal usando o Detector de Som de um Smartphone

Bauman Bertti, Caroline Vanessa; Avelaneda, Vitor das Neves; Silveira, Alexsandro Neves; Arashiro, Everaldo

Abstract:

 
Os smartphones são ferramentas potencialmente pedagógicas e disponibilizam recursos tecno- lógicos que auxiliam na experimentação desde a fase da detecção até a apresentação dos dados. Considerando que tais aparelhos estão cada vez mais presentes nas salas de aula, é proposto, neste artigo, uma forma simples de determinar o módulo da aceleração da gravidade g em um lança- mento horizontal com o auxílio do detector de som de um celular. Os resultados experimentais de natureza quantitativa e exploratória, obtidos com erro relativo menor do que 2%, são apresentados e comparados com o valor local de g.
 
The smartphones are potentially pedagogical tools and provide technological resources that assist in experimentation from the detection stage to the presentation of data. Considering that such devices are increasingly present in classrooms, this article proposes a simple way to determine the gravitational acceleration module g in a horizontal launch using the noise detection of smartphones. The experimental results of quantitative and exploratory nature, obtained with a relative error under 2%, are presented and compared with the local value of g.
 

Description:

Artigo de periódico

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF - Artigos publicados em periódicos