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dc.contributor.author Tibúrcio, Gabriela Santos
dc.contributor.author Logarezzi, Amadeu José Montagnini
dc.date.accessioned 2023-08-23T21:02:10Z
dc.date.available 2023-08-23T21:02:10Z
dc.date.issued 2017-09-02
dc.identifier.citation TIBÚRCIO, G. S.; LOGAREZZI, A. J. M. Interdisciplinaridade e educação ambiental no Pibid: diálogos entre sujeitos no contexto de múltiplas disciplinas e múltiplos saberes. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 318–339, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6686. Acesso em: 3 out. 2022. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11296
dc.description Artigo de periódico pt_BR
dc.description.abstract Este artigo teve como objetivo contribuir com a construção do conhecimento sobre práticas docentes interdisciplinares no contexto escolar e da formação docente, a partir da experiência de um grupo do Pibid da Unesp de Rio Claro. A pesquisa contou com a participação de graduandas/os do curso de ciências biológicas, ex-bolsistas do programa, e de uma professora de ciências do ensino fundamental II da rede pública, tendo sido desenvolvida a partir das orientações da metodologia comunicativo-crítica. Foram realizados grupos de discussão comunicativos e as análises da pesquisa buscaram identificar elementos potencialmente transformadores ou potencialmente obstaculizadores em relação à interdisciplinaridade e sua implicação no exercício da educação ambiental. Os resultados evidenciaram possibilidades reais e viáveis de abordagem da temática ambiental por meio de práticas interdisciplinares nas escolas a partir de um trabalho coletivo, além da importância de trabalhos nessa perspectiva ao longo da formação docente. pt_BR
dc.description.abstract This article had as goal to contribute to the construction of knowledge about interdisciplinary teaching practices in context of schools and of teachers training, from the experience of a group of Pibid from Unesp of Rio Claro. The research included the participation of undergraduate students of biological sciences (former scholar of the program) and an elementary school science teacher. The research has been developed from the communicative-critical methodology orientations. Communicative discussion groups were accomplished and the analysis of the research sought to identify potentially transformative elements and potentially barriers elements for interdisciplinarity and its implication in the exercise of environmental education. The 319Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient.Rio Grande, v. 34, n. 2, p. 318-339, maio/ago.2017.E-ISSN 1517-1256results showed real and viable possibilities of approaching the of the environmental theme through interdisciplinary practices in schools from a collective work, also highlights the importance of work in this perspective throughout the formative process of teachers. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Pibid pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Pibid pt_BR
dc.subject Teachers’ training pt_BR
dc.title Interdisciplinaridade e educação ambiental no Pibid: diálogos entre sujeitos no contexto de múltiplas disciplinas e múltiplos saberes pt_BR
dc.title.alternative Interdisciplinarity and environmental education in Pibid: dialogues between subjects in context of multiple disciplines and multiple knowledge pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.14295/remea.v34i2.6686 pt_BR


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