Linguagens e sujeitos: vozes e sentidos se entrelaçando

Webler, Darlene Arlete

Abstract:

Assim como a flor cantada por Carlos Drummond de Andrade, no poema “Flor e náusea”, que brota do duro asfalto, representando uma forma de resistência e de esperança, é que surge esta publicação: ousada e bonita, construída respeitosa e coletivamente. Ela vem para mostrar que é nos aprendizados a partir da necessidade de reavaliar prioridades e nos reinventarmos, nos novos olhares para concepções e práticas, nas brechas que instigam a nos importarmos e nos comprometermos com as pessoas e com o mundo, nos fios de esperança que vão sendo traçados na perpetuação da vida, na valorização da saúde, no desejo de ser e querer ser melhor… é ali que vale a pena apostar na insistência em desenvolver estudos e na resistência em percorrer caminhos acadêmico-científicos. O presente livro, em formato de e-book, é constituído por textos que tratam sobre percursos de leitura e suas interfaces com manifestações culturais e históricas, com sujeitos e discursos, com aspectos de ensino e aprendizagem; sobre questões teórico-metodológicas e as condições de produção textual e discursiva; sobre processos emergentes no período contemporâneo de pandemia e suas implicações nas escolas, nos sujeitos discentes e docentes; sobre percursos literários, interpretativos e produtivos; sobre aprendizagens em língua materna e línguas estrangeiras; entre outras questões que atravessam a área das Linguagens. Ao final, reservamos um espaço para uma breve apresentação dos que aceitaram participar na condição de sujeitos autores. Assim, o texto de cada uma e de cada um que escolheu se somar a essa empreitada, em tempos tão desafiadores, é uma parcela importante dessa tessitura textual que apresenta abordagens fundamentais sobre questões da área das linguagens. Podemos seguramente dizer que se trata de um conjunto que fascina pela aposta na apresentação de reflexões e análises aprofundadas e comprometidas com os sujeitos e as linguagens. Nessa medida, as abordagens pretendem fomentar gestos de leitura que conduzam a novas e múltiplas reflexões, a movimentos de leituras e interpretações e a fecundas possibilidades de novas publicações sobre questões de linguagem

Description:

E-book

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ILA - Livros e capítulos de livros