O tomador de decisão como sujeito de pesquisa: uma análise bibliométrica e temática de estudos publicados em revistas internacionais

Bastos, Alisson Moraes; D'avila, Lívia Castro; Pereira Junior, Errol Fernando Zepka

Abstract:

 
O presente estudo exploratório representa uma revisão bibliométrica e temática acerca do tomador de decisão como objeto de pesquisa no campo da estratégia. O objetivo deste trabalho é analisar a produção acadêmica acerca do tomador de decisão. Neste sentido são analisados trabalhos os quais os sujeitos de pesquisa representam as pessoas que tomam decisões nas organizações em análise. Foi conduzida uma revisão bibliométrica da literatura sob as leis de Lotka, Zipf e Bradford assim como foram adotadas categorias temáticas para classificar os trabalhos. O estudo identificou a América do Norte e Europa como os maiores polos de pesquisa apresentando uma demanda de publicações sobre a realidade de outras localidades. Além disso, foram feitas considerações sobre a contribuição do Reino Unido e da Bélgica. Também foi identificado que o CEO, o gerente intermediário e a Equipe de Alto Escalão (TMT) se apresentam como sujeito de maior ênfase nos estudos assim como as empresas de grande porte. Após apresentar os dados, o trabalho sugere alguns caminhos pelos quais a pesquisa relacionada aos tomadores de decisão e os pesquisadores podem seguir para ampliar o escopo do campo.
 
This exploratory study represents a bibliometric and thematic review about the decision maker as a research object in the strategy field. The objective of this work is to analyze the academic production about the decision maker. In this sense, works are analyzed in which the research subjects represent the people who make decisions in the organizations under analysis. A bibliometric review of the literature was conducted under the laws of Lotka, Zipf and Bradford, and thematic categories were adopted to classify the works. The study identified North America and Europe as the largest research centers, presenting a demand for publications on the reality of other locations. In addition, considerations were made about the contribution of the United Kingdom and Belgium. It was also identified that the CEO, the middle manager and the High Level Team (TMT) are presented as subjects of greater emphasis in the studies, as well as large companies. After presenting the data, the paper suggests some ways in which research related to decision makers and researchers can follow to broaden the scope of the field.
 

Description:

Artigo

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos