Português como língua de acolhimento e integração: uma análise comparativa de livros didáticos voltados ao ensino a imigrantes e refugiados

Freitas, Tayziane Claudio de

Abstract:

 
Este trabalho tem como objetivo geral realizar uma análise comparativa, com uma abordagem metodológica qualitativa, entre quatro materiais didáticos que foram elaborados no Brasil para o ensino de português voltado a imigrantes e refugiados, denominado Português como Língua de Acolhimento – PLAC (ANÇÃ, 2008; GROSSO, 2010; AMADO, 2013; BARBOSA; SÃO BERNARDO, 2014; BARBOSA; RUANO, 2016; SÃO BERNARDO, 2016; BULLA et alii, 2017; LOPEZ; DINIZ, 2018). Essa área destina-se à pesquisa e ao ensino de português para imigrantes em situação de vulnerabilidade, principalmente imigrantes de crise que não têm o português como primeira língua. A pergunta de pesquisa que orienta a análise é a seguinte: esses materiais didáticos são adequados metodologicamente e atendem às necessidades do público (imigrantes e refugiados) a que são destinados? Ao observar como os textos e as atividades se relacionam com as dimensões socioculturais da realidade desses alunos, partimos de uma perspectiva baseada nos princípios da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 1998; RAJAGOPALAN, 2003, MOITA LOPES, 2006) em um trabalho que se propõe transformador, motivado politicamente e capaz de realizar mudanças nas práticas sociais. A metodologia deste trabalho consiste em uma pesquisa documental/bibliográfica, na busca de avaliar quatro materiais didáticos voltados para o ensino do PLAC, quais sejam: Pode entrar (2015), Portas abertas (2017), Passarela (2020) e o Vamos juntos/as (2020). Os resultados apontam para diferenças nos materiais didáticos, quanto a: os temas de cada unidade didática; os gêneros do discurso; o uso de textos autênticos; as concepções de linguagem; os tipos de sequências de tarefas. Deseja-se com a realização desta pesquisa contribuir com pesquisadores/as da área do PLAC que diariamente produzem materiais relacionados ao ensino/aprendizagem do português para imigrantes, assim como com o processo formativo de professores que atuam na área.
 
This work has the general objective of carrying out a comparative analysis with a qualitative methodological approach between four teaching materials that were developed in Brazil for teaching Portuguese aimed at immigrants and refugees, called Portuguese as a Welcoming Language – PLAC (ANÇÃ, 2008; GROSSO, 2010; AMADO, 2013; BARBOSA; SÃO BERNARDO, 2014; BARBOSA; RUANO, 2016; SÃO BERNARDO, 2016; BULLA et alii, 2017; LOPEZ; DINIZ, 2018). This area is intended for research and teaching Portuguese to immigrants in vulnerable situations, mainly crisis immigrants who do not have Portuguese as their first language. The research question that guides the analysis is the following: are these teaching materials methodologically appropriate and do they meet the needs of the public (immigrants and refugees) for which they are intended? By observing how texts and activities relate to the sociocultural dimensions of these students' reality, we start from a perspective based on the principles of Critical Applied Linguistics (PENNYCOOK, 1998; RAJAGOPALAN, 2003, MOITA LOPES, 2006) in a work that proposes critical and transformative, politically motivated and capable of making changes in social practices. The methodology of this work consists of documentary/bibliographical research with a qualitative approach, seeking to evaluate four teaching materials aimed at teaching PLAC, namely: Pode Entrar (2015), Porta Aberta (2017), Passarela (2020) and the Vamos Juntos/as (2020). The results point to differences in teaching materials, regarding: the themes of each teaching unit; speech genres; the use of authentic texts; the conceptions of language; the types of task sequences. The aim of carrying out this research is to contribute to researchers in the PLAC area who daily produce materials related to teaching/learning Portuguese for immigrants, as well as with the training process of teachers who work in the area.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)