Do universo das redes às redes de educação ambiental, potencialidades e limitações da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental: REASul

Lima, Anabel de

Abstract:

 
Esta pesquisa investiga o universo das “redes” até chegar ao processo de implantação e atuação da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental - REASul, no período de 2002 a 2005, problematizando-a, visto que propõe formas de organização e interação diferenciadas, baseadas na democracia, no cooperativismo e na emancipação de seus participantes. Para tanto, primeiramente, se verificou através de análise documental o processo de construção e desenvolvimento da REASul. Num segundo momento, a fim de complementar e ampliar estas informações buscou-se analisar como é a interação dessa rede junto aos seus integrantes. A coleta de dados foi feita através de entrevista realizada com um universo de 15 membros da rede nos três estados da região Sul. Foram analisados: a) as percepções dos participantes em relação ao que são redes de Educação Ambiental; b) como os participantes estabeleceram seu primeiro contato com a REASul e de que forma foram motivados a participarem desta rede; c) se os participantes conheciam os objetivos e os fundamentos norteadores da rede, a fim de averiguar se sustentam junto a ela um propósito comum e se suas ações estão embasadas nestes princípios; d) identificar as virtudes e os pontos positivos da REASul, bem como as adversidades e os pontos negativos, com a possibilidade de sugestões para melhoria de atuação da rede; e) constatar se esses participantes estão satisfeitos com o modo de atuação da referida rede. Além dos referenciais teóricos da Educação Ambiental, este estudo privilegiou principalmente a área das Ciências Sociais e Ciências da Informação, no que diz respeito à temática “rede” buscou-se realizar a revisão de literatura e análise dos dados fundamentando-se em autores como: Ilse Scherer-Warren, Cássio Martinho, Viviane Amaral, Manuel Castells, Rose Marie Inojosa, Francisco Whitaker, Euclides Mance, Jéssica Lipnack & Jerley Stamps, entre outros. Através do recorte realizado, o presente estudo se propôs verificar como a REASul atua, averiguando se consegue estabelecer-se como uma rede social nos moldes em que se propõe, identificando suas potencialidade e limitações. Os resultados demonstraram o quanto ainda tem de se avançar dentro das redes de Educação Ambiental, além de apresentar subsídios que possam vir a auxiliar o caminhar da REASul, visando a melhoria de sua atuação; buscando uma maior aproximação com seus membros; levando em conta as necessidades e vontades dos educadores da região Sul; pensando e realizando uma Educação Ambiental mais consistente e transformadora; e rumando para sua real efetivação.
 
This research investigates the universe of the "networks" until arriving at the process of implantation and performance of the Brazilian South Net of Enviromental Education - REASul, in the period of 2002 the 2005, question it, since it considers forms of differentiated organization and interaction, based in the democracy, the cooperation between the participants and the emancipation of its participants. For in such a way, first, if it verified through documentary analysis the process of construction and development of the REASul. At as a moment, in order to complement and to extend these information one searched to analyze as it is the interaction of this together network to its integrant ones. The collection of data was made through interview carried through with a universe of 15 members of the network in the three states of the South region had been analyzed: the perceptions of the participants in relation to that they are networks of Enviromental Education; b) as the participants had established its first contact with the REASul and of that it forms they had been motivated to participate of this network; c) if the participants knew the objectives and the beddings that they direct the network, in order to inquire if they support it together a common intention and if its action is based in these principles; d) to identify to the virtues and the positive points of the REASul, as well as the negative adversities and points, with the possibility of suggestions for improvement of performance of the network; e) to evidence if these participants are satisfied with the way of performance of the related network. Beyond the theoretical references of the Enviromental Education, this study it mainly privileged the area of Social Sciences and Sciences of the Information, in that it says respect to the thematic "network" in which if it searched to carry through the revision of literature and analysis of the data, based on Ilse Scherer-Warren, Cássio Martinho, Viviane Amaral, Manuel Castells, Rose Marie Inojosa, Francisco Whitaker, Euclides Mance, Jéssica Lipnack & Jerley Stamps, among others. Through the carried through clipping, the present study if it considered to verify as the REASul acts, inquiring if a social network in the molds obtains to establish itself as where if it considers, identifying to its potentiality and adversities. The results had demonstrated how much still it has of if advancing inside of the Enviromental Education networks, besides presenting subsidies that can come to assist it walking of the REASul, in search of the improvement of its performance; searching a bigger approach with its members; taking in account the necessities and wills of the educators of the South region; thinking and carrying through a more consistent and transforming Enviromental Education; and heading for its real concretion
 

Description:

Dissertação

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)