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dc.contributor.advisor Garcia, Narjara Mendes
dc.contributor.author Graça, Priscila Machado
dc.date.accessioned 2024-02-07T00:19:51Z
dc.date.available 2024-02-07T00:19:51Z
dc.date.issued 2024-01-31
dc.identifier.citation GRAÇA, Priscila Machado. Uma escola à beira da lagoa: percepções culturais sobre a comunidade pesqueira e potencialidades para educação ambiental. 2022. 94 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11407
dc.description Dissertação (mestrado) pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho integra a linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores Ambientais. Aborda a temática das relações que se estabelecem entre escola e comunidade em um contexto de pesca artesanal, situado no município do Rio Grande. Apresenta como repertório teórico a perspectiva da Educação Ambiental crítica e transformadora segundo Loureiro (2003; 2004), dialogando com a Geografia Humanista em Marandola (2012) e Santos (1994; 2005; 2008) para discutir o conceito de Pertencimento, entre outros conceitos e autores que me permitem dialogar com as temáticas que envolvem a pesquisa. O objetivo do estudo foi compreender como ocorre a interação entre a escola e a sua comunidade, a partir das percepções da escola sobre a cultura, o pertencimento e os aspectos ambientais da comunidade pesqueira, pela vertente da Educação Ambiental Transformadora. Foi realizado um estudo exploratório nomeado de levantamento bibliográfico, que permitiu colocar em ordem informações pertinentes para a realização da pesquisa e para compreender as relações existentes entre pesquisas já realizadas. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, onde ocorreu uma observação participante, a partir da proposta metodológica de Inserção Ecológica, que considera o olhar ecológico da pesquisadora e permitiu compreender como ocorre os processos de interação das pessoas no e com o contexto a partir da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (Bronfenbrenner,1996). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as cinco participantes (quatro professoras e um membro da gestão escolar), registros no diário de campo e gravações de áudio, para análise dos dados foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo (Bardin, 2000; Franco, 2007), a fim de legitimar os dados analisados. Os resultados que emergiram a partir da produção dos dados apontam para a necessidade de problematizar as percepções culturais e a relação entre a escola e a comunidade as qual ela está inserida. Visto que, a escola atribui para si à responsabilidade assistencialista frente à comunidade, invertendo por vezes a sua função educacional. Também identificamos que a cultura pesqueira presente na comunidade é pouco visibilizada como parte do conteúdo e abordagem dos projetos escolares. Predomina outras culturas locais voltadas para o comércio e o consumo, o que se relaciona com o contexto promovido pelo capitalismo de descaracterização das culturas tradicionais. Acreditamos que essa pesquisa pode contribuir para a formação de professores para que compreendam a importância que a escola tem na trajetória dos educandos e na comunidade em que se inserem. Entendemos a relevância da Educação Ambiental na escola para a manutenção/resgate da cultura tradicional pesqueira, o (re)conhecimento do pertencimento da cultura local e a problematização da realidade vivenciada pela comunidade. pt_BR
dc.description.abstract El presente trabajo integra la línea de investigación en Educación Ambiental: Enseñanza y formación de Educadores Ambientales. Aborda la temática de las relaciones que se establecen entre escuela y comunidad en un contexto de pesca artesanal, ubicado en el municipio de Rio Grande. Presenta como repertorio teórico la perspectiva de la Educación Ambiental crítica y transformadora según Loureiro (2003; 2004), dialogando con la Geografía Humanista en Marandola (2012) y Santos (1994; 2005; 2008) para discutir el concepto de pertenencia, entre otros conceptos y autores que permiten dialogar con los temas que involucran la investigación. El objetivo del estudio fue comprender como ocurre la interacción entre escuela y su comunidad, a partir de las percepciones de la escuela sobre la cultura, la pertenencia y los aspectos ambientales de la comunidad pesquera, por la vertiente de la educación ambiental transformadora. Fue realizado un estudio exploratorio nombrado búsqueda bibliográfica, que permitió ponerse en orden informaciones pertinentes para la realización de la investigación y para comprender las relaciones existentes entre investigaciones ya realizadas. Se trata de una investigación de carácter cualitativo, donde ocurrió una observación activa a partir de la propuesta metodológica de inserción ecológica, que considera la mirada ecológica de la investigadora y permitió comprender como ocurre los procesos de interacción de las personas en él y con el contexto a partir de la teoría Bioecológica del Desarrollo Humano (Bronfenbrenner, 1996). Fueran realizadas entrevistas semiestructuradas com los cinco participantes (cuatro profesoras y un miembro de la gestión escolar), registros en el diario de campo y grabaciones de audio, para análisis de los datos fue utilizada la metodología de Análisis de Contenido (Bardin, 2000; Franco, 2007) con el objetivo de legitimar los datos analizados. Los resultados que han surgido a partir de la producción de los datos apuntan para la necesidad de problematizar las percepciones culturales y la relación entre escuela y comunidad la cual está insertada, dado que la escuela se atribuye a sí misma la responsabilidad de carácter asistencialista frente a la comunidad, invirtiendo a veces su función educacional. También identificamos que la cultura pesquera presente en la comunidad tiene poca visibilidad como parte de los contenidos y abordajes de los proyectos escolares. Prevalecen otras culturas locales dirigidas para el comercio y el consumo, lo que se relaciona con el contexto impulsado por el capitalismo de descararte de las culturas tradicionales. Creemos que esa investigación puede contribuir para la formación de profesores para que comprendan la importancia que la escuela tiene en la trayectoria de los educandos y en la comunidad que pertenecen. Comprendemos la relevancia de la Educación Ambiental en la escuela para el mantenimiento/rescate de la cultura tradicional pesquera, el reconocimiento de pertenencia de la cultura local y la problematización de la realidad vivenciada por la comunidad. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Comunidade pt_BR
dc.subject Pesca artesanal pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Pertencimento pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Comunidad pt_BR
dc.subject Pesca artesanal pt_BR
dc.subject Escuela pt_BR
dc.subject Pertenencia pt_BR
dc.subject Educación Ambiental pt_BR
dc.title Uma escola à beira da lagoa: percepções culturais sobre a comunidade pesqueira e potencialidades para educação ambiental pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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