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dc.contributor.advisor Sosa, Derocina Alves Campos
dc.contributor.author Navarro, Aline Garcia
dc.date.accessioned 2024-02-08T00:06:32Z
dc.date.available 2024-02-08T00:06:32Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation NAVARRO, Aline Garcia. Discutindo e problematizando as narrativas de três gerações de docentes de História. 2016. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11431
dc.description Dissertação (mestrado) pt_BR
dc.description.abstract O trabalho se apresenta como uma oportunidade de realizar um estudo das narrativas e das práticas de professores de História de escolas públicas, visando promover uma discussão que leve em consideração os vários aspectos que constituem a profissão docente. Sabe-se que relatos, narrativas e/ou testemunhos revelam a singularidade dos sujeitos, desta forma este estudo estrutura-se sob a questão: até que ponto se diferenciam as percepções dos professores (de três gerações distintas) sobre as transformações do ensino da História? A resposta a questão elencada oportuniza a formação de uma coletânea de relatos de grupos distintos de professores de Histórias, investigando sua percepção sobre o avanço do processo de ensino-aprendizagem na área, bem como sua capacidade de adaptação as mudanças, de forma que se apresenta como uma contribuição a qualificação dos processos de formação de professores de História. Assim sendo tem-se por objetivo geral realizar um estudo das narrativas e das práticas dos professores de História de escolas públicas, visando promover uma discussão que leve em consideração os vários aspectos que constituem a profissão docente em tempos distintos, e por objetivos específicos analisar o contexto histórico de professores de três gerações distintas; investigar a percepção dos professores de História frente aos quesitos de formação docente e sua relação com o exercício da profissão; relacionar as alterações nos quesitos de formação docente às demandas sociais; apontar as possíveis alterações nas práticas de ensino de História ocorridas em função da demanda por inovação; analisar a influência das transformações políticas e sociais para a qualidade de ensino. O estudo alcançou 3 professores de cada geração, caracterizando-se como estudo de corte, com subsidio bibliográfico, descritivo-exploratório, qualitativo. Foi feita análise de conteúdo, constituindo-se uma pesquisa narrativa, incluindo biografias, histórias de vida, autobiografias, relatos orais, depoimentos e testemunhos. Conclui-se que a subjetividade dos docentes diferencia-se tanto em consideração ao contexto em que esta situada a escola de atuação profissional, quanto em função das gerações. Os profissionais da primeira geração transmitem sentimentos antagônicos ao relatarem sua história, de onde começa com a realização que com o tempo transforma-se em frustração, um dos fatores principais que as levam a este sentir, são a sobrecarga horária e o déficit na formação, ou incapacidade de acompanhar as inovações. A segunda geração percebe maior dificuldade, em geral, com o processo de inclusão que requer metodologias múltiplas, adequações ao fator surpresa; confronto com um dia-a-dia repleto de desafios; já a terceira geração se encontra em um contexto onde as experiências são temporais, em situação de risco e vulnerabilidade devido à violência nas escolas, o avanço das tecnologias e a formação apontam a necessidade de serem trabalhadas melhores as questões comportamentais. Conforme docentes, educar é um processo dinâmico vivo, que não apresenta receita; a experiência não esta necessariamente para o tempo de atuação, de forma que relatos do passado podem até contribuir para compreensão do futuro, percebe-se através destes a influência das políticas, da economia sobre a gestão escolar, mas frente a subjetividade dos alunos, e a realidade local não servem para resolução de problemas do dia-a-dia. pt_BR
dc.description.abstract The work is presented as an opportunity to conduct a study of narrative and of public school history teachers practices, to promote a discussion that takes into account the various aspects that make up the teaching profession. It is known that reports, narratives and / or testimonies reveal the uniqueness of the subject, so this study is structured under the question: to what extent are different perceptions of teachers (three different generations) on the history of education changes ? The answer to question elencada gives opportunity the formation of a collection of reports from different groups Stories of teachers, investigating their perception of the progress of the teaching-learning process in the area and their ability to adapt to change, so that it presents as a contribution to the qualification of processes of training history teachers. So has the general objective to conduct a study of the narratives and practices of the history of public school teachers, to promote a discussion that takes into account the various aspects that make up the teaching profession at different times, and specific objectives analyze the historical context of three different generations teachers; investigate the perception of history teachers face the questions of teacher training and its relationship to the profession; relate the changes in teacher training questions to social demands; point out the possible changes in history teaching practices that have occurred due to the demand for innovation; analyze the influence of political and social changes to the quality of education. The study reached 3 teachers from each generation, characterized as sectional study with subsidy bibliographic, descriptive, exploratory, qualitative. Content analysis was made, constituting a narrative research including biographies, life stories, autobiographies, oral reports, statements and testimonies. It is concluded that the subjectivity of teachers differs both into account the context in which is situated the school of professional activity, as a function of generations. Professional first generation transmit antagonistic feelings in reporting their story, which begins with the realization that over time turns into frustration, one of the main factors that lead to this feeling are the time burden and the deficit in training, or inability to keep up with innovations. The second generation realizes greater difficulty, in general, with the inclusion process that requires multiple methodologies, adjustments to the surprise factor; confrontation with a day-to-day full of challenges; now the third generation is in a context where experiences are temporary, at-risk and vulnerable due to violence in schools, the advancement of technology and training point to the need to be worked best behavioral issues. As teachers, education is a dynamic living process, which has no income; the experience is not necessarily for the time of work, so that past reports may even contribute to understanding of the future, it can be seen through these the influence of political, economy on the school management, but across the subjectivity of students, and the local reality are not suitable for problem solving day-to-day. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Trabalho docente pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Prática profissional pt_BR
dc.subject Narrativa pessoal pt_BR
dc.subject Singularidade do sujeito pt_BR
dc.subject History pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Teaching profession pt_BR
dc.subject Teachers practices pt_BR
dc.subject Professional practice pt_BR
dc.subject Personal narrative pt_BR
dc.subject Singularities of subjects pt_BR
dc.title Discutindo e problematizando as narrativas de três gerações de docentes de História pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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