Desenvolvimento de servidores(as) públicos por competências: o caso da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Madruga, Daiane de Carvalho

Abstract:

 
A gestão por competências é um modelo de gestão de pessoas que alia o desenvolvimento individual ao alcance dos objetivos institucionais e sua introdução na administração pública se deu por meio da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal. Desde então, além das instituições federais, universidades estaduais também estão aderindo ao modelo, como é o caso da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Em razão disso, o principal objetivo desta pesquisa é analisar como os planos de capacitação e desenvolvimento de servidores(as) do quadro técnico e de apoio administrativo são promovidos na Uergs. O modelo de competências tem como base o desenvolvimento e a mobilização de três elementos de forma conjunta e sinérgica: conhecimento, habilidades e atitudes. Essa abordagem compreende desde o desenvolvimento de competências individuais, passando pelas coletivas até que se atinja as competências organizacionais. Para que isso ocorra, a operacionalização da gestão por competências parte da estratégia organizacional e do mapeamento das competências existentes e necessárias para que se atinja os objetivos estratégicos. Com base nisso é que são definidos os planos de desenvolvimento de competências. A fim de descrever a experiência da Uergs, esta pesquisa adota a estratégia de estudo de caso, tendo como fontes relatórios, questionários e uma entrevista. Com isso, verificou-se que a Uergs conta com um mapeamento de competências em três níveis: organizacional, funcional e individual que, desde a sua elaboração, em 2017, não foi atualizado, mas ainda orienta as decisões da Universidade com relação aos temas das ações de capacitação e desenvolvimento. O principal evento de capacitação e desenvolvimento promovido pela Uergs é a Semana do Funcionário(a) Público(a) e, recentemente, a Universidade passou a buscar palestrantes internos entre os(as) servidores(as) do quadro técnico e de apoio administrativo.
 
Competency management is a people management model that combines individual development with the achievement of institutional objectives, and its introduction in public administration took place through the National Personnel Development Policy. Since then, in addition to federal institutions, state universities are also adhering to the model, as is the case of the State University of Rio Grande do Sul (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs). As a result, the main objective of this research is to analyze how training and development plans for technical and administrative support staff are promoted at Uergs. The competency model is based on the joint and synergistic development and mobilization of three elements: knowledge, skills and attitudes. This approach ranges from the development of individual skills, going through collective ones, until reaching organizational skills. For this to happen, the operationalization of management by competences is part of the organizational strategy and the mapping of existing and necessary competences to achieve the strategic objectives. Based on this, competence development plans are defined. In order to describe the Uergs experience, this research adopts the case study strategy, using as sources: reports, questionnaires and an interview. With this, it was verified that the Uergs has a mapping of competences at three levels: organizational, functional and individual, which since its elaboration, in 2017, has not been updated, but still guides the university decisions regarding the themes of the training and development actions. The main training and development event promoted by Uergs is Public Employee Week and, recently, the university began to seek internal speakers among the technical and administrative support staff.
 

Description:

Dissertação (mestrado)

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  • ICEAC - Mestrado em Administração (Dissertações)