Efeito do monitoramento de práticas de sustentabilidade social nas entregas Last Mile

Kila, William Vaz

Abstract:

 
Na contemporaneidade, uma etapa em especial do varejo eletrônico tem chamado atenção. Esta refere-se à entrega last mile (última milha), que compreende o transporte de mercadorias para o destinatário final. Essa etapa é de extrema relevância e decisiva para a experiência do consumidor, pois é quando este poderá verificar em que condições chegou sua mercadoria. Para mais, os consumidores progressivamente demonstram preocupações com questões ligadas à sustentabilidade social da cadeia logística. Nesta conjuntura, se faz necessário analisar o efeito da divulgação das atividades de monitoramento do fornecedor (AMF) na intenção de compra e confiança dos consumidores do varejo eletrônico no contexto das práticas de sustentabilidade social na logística last mile. Para esse propósito, foi realizado um experimento baseado em cenário, que por meio de dramatização de situações complexas, verificou como os compradores são influenciados pela divulgação das AMF dos varejistas eletrônicos. A coleta de dados, foi realizada por meio de vinheta composta em módulo comum e desenho fatorial 2x2 (varejista eletrônico que divulga suas AMF x não divulga) x (varejista que possui relação com seu fornecedor last mile com foco no curto prazo x foco no longo prazo) entre os sujeitos. Os dados foram analisados por meio da regressão múltipla com a macro Process. A pesquisa visa corroborar com a literatura ao analisar o efeito da divulgação das AMF na intenção de compra e confiança do consumidor final. Além disso, a pesquisa amplia as realizadas anteriormente ao verificar o papel moderador das práticas de relacionamento entre varejistas e seus fornecedores last mile. Deste modo, a pesquisa identificou que quando o varejista eletrônico divulga as AMF no que diz respeito a responsabilidade social de seu transportador last mile este auferi elevação na confiança do consumidor. Tais achados ratificam estudos anteriores que identificaram a confiança como predecessora da intenção de compra. Ademais, o estudo sugere que a divulgação das AMF aufere ganhos significativos para a cadeia logística ao promover a satisfação do consumidor; além do mais, corrobora com evidências empíricas de que os consumidores desejam produtos feitos de forma sustentável. Por conseguinte, espera-se que os resultados aqui obtidos auxiliem gestores e pesquisadores ligados as temáticas de Gestão de Operações e Logística, principalmente no que concerne aos assuntos relacionados ao varejo eletrônico e à sustentabilidade social nas entregas last mile.
 
In contemporary times, one stage in particular in e-retailing has drawn attention. This refers to last mile delivery, which comprises the transport of goods to the final recipient. This stage is extremely relevant and decisive for the consumer's experience, because it is when he can check in what condition his merchandise arrived. Furthermore, consumers are progressively showing concern with issues related to the social sustainability of the logistics chain. At this conjuncture, it becomes necessary to analyze the effect of the disclosure of the supplier's monitoring activities (MFA) on the purchase intention and confidence of e-retail consumers in the context of social sustainability practices in last mile logistics. For this purpose, a scenario-based experiment was conducted, which by dramatizing complex situations, verified how shoppers are influenced by e-retailers' MFA disclosure. Data collection, was conducted through common module composite vignette and 2x2 factorial design (e-tailer that discloses its MFA vs. does not disclose) x (retailer that has relationship with its last mile supplier with short term focus vs. long term focus) across subjects. The data was analyzed using multiple regression with Macro Process. The research aims to corroborate with the literature by analyzing the effect of MFA disclosure on final consumer purchase intention and trust. In addition, the research extends those conducted previously by examining the moderating role of relationship practices between retailers and their last mile suppliers. Thus, the research found that when e-retailers disclose MFAs concerning the social responsibility of their last mile carrier, they enjoy an increase in consumer confidence. These findings confirm previous studies that identified trust as a predictor of purchase intention. Furthermore, the study suggests that MFA disclosure yields significant gains for the supply chain by promoting consumer satisfaction; moreover, it corroborates empirical evidence that consumers desire products made in a sustainable way. Therefore, it is expected that the results obtained here will help managers and researchers linked to the themes of Operations Management and Logistics, especially concerning issues related to electronic retailing and social sustainability in last mile deliveries.
 

Description:

Dissertação (mestrado)

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Mestrado em Administração (Dissertações)