-
-
Amorim, Graziele Corrêa; Herneck, Heloisa Raimunda
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-07)
A instituição escolar compõe-se de uma multiplicidade de modos de pensar, agir, sentir
e arquitetar o viver. Passar, pois, a habitá-la nos propicia o convívio com um
emaranhado de temáticas que emergem inesperadamente. ...
-
-
Santos, Júlio César de Oliveira
(2023-02-01)
Nos últimos anos, as universidades públicas brasileiras vivenciaram intensos processos
transformativos, passando de um contexto de democratização do acesso e permanência,
a um processo de crise, ou de desdemocratização. ...
-
-
Baliscei, João Paulo; Inoue, Gabriela Narumi
(2023-02-01)
Neste artigo, intenta-se problematizar de que maneiras as construções de gênero e a
sexualidade interpelam os artefatos culturais destinados às infâncias e à Educação
Infantil, sobretudo no tocante às cores. Utiliza-se ...
-
-
Gonçalves, Manoela de Calazans; Guizzo, Bianca Salazar
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Pensando a Internet enquanto espaço educativo onde não apenas experiências, mas
representações são compartilhadas, o ambiente virtual se mostra como potente campo de
pesquisa para pensar o gênero não-binário. Por outro ...
-
-
Gonçalves, Manoela de Calazans; Guizzo, Bianca Salazar
(2021)
Pensando a Internet enquanto espaço educativo onde não apenas experiências,mas representações são compartilhadas,o ambiente virtual se mostra como potente campo de pesquisa para pensar o gênero não-binário.Por outro ...
-
-
Soares, Guiomar Freitas; Ribeiro, Paula Regina Costa; Gautério, Daiane Teixeira; Machado, Liziane Perez; Soares, Quelem
(2005)
-
-
Simões, Aline Giorgis Santos; Voss, Dulce Mari Silva
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Esse estudo origina-se de uma pesquisa bibliográfica de textos publicados no Portal da
Associação Nacional de Pesquisadores da Educação (ANPED) pelo Grupo de Trabalho
Gênero, Sexualidade e Educação (GT23) acerca da ...
-
-
Rodrigues, Fátima Hernandes
(2007)
O presente artigo tem como objetivo explicar o tipo de trabalho exercido pelos Físico médicos, nos hospitais e clínicas. Além de esclarecer o que é Física-Médica e a sua importância na sociedade moderna.
-
-
Costa, Dhemersson Warly Santos; Silva, Carlos Augusto Silva
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-02-20)
Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivida por um
estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas durante o estágio
supervisionado em uma escola de ensino fundamental localizada ...
-
-
Matos, Thais Adriane Vieira de; Cunha, Claudia Madruga
(2023-02-01)
Esse artigo busca situar o lugar~corpo infantil nas múltiplas relações que compõe em
ambiente escolar. Amparando-nos na obra de Foucault~Deleuze~Guattari, bem como na
filósofa Judith Butler, cartografamos genealogicamente ...
-
-
Bins, Gabriela Nobre; Meirelles, Helena
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017)
-
-
Vizentim, Lucas Aparecido; Milani, Débora Raquel da Costa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Abordar Educação Sexual no ambiente escolar pode causar temor e insegurança em
professoras e professores, pelos mais diversos motivos. O tema, no entanto, é de
inquestionável importância para o pleno desenvolvimento dos ...
-
-
Cofferri, Fernanda Fátima
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2015)
-
-
Rossi, Jean Pablo Guimarães; Babinski, Marcieli
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Mediante as complexidades vivenciadas no contexto escolar, no que tange a participação,
inclusão, práticas não-sexistas e educação de gênero e sexualidade no Ensino
Fundamental I, utilizou-se do longa-metragem: “Valente: ...
-
-
Esperança, Joice Araújo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2016)
-
-
Freitas, Claudia Jorge de; Baião, Jonê Carla
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
O texto é parte de uma dissertação de mestrado, já concluída, que investigou cenas e
narrativas em uma escola pública do ensino fundamental, na cidade do Rio de Janeiro,
que envolvem uma criança de 9 anos que desestabiliza ...
-
-
Santos, Marina Silveira Bonacazata; Miesse, Maria Carolina; Carvalho, Fabiana Aparecida de
(2021)
Analisam-se questões relacionadas ao gênero e à sexualidade frente ao Movimento Escola sem Partido (MESP) e impactos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa foi de cunho qualitativo, teórico-bibliográfico e ...
-
-
Santos, Marina Silveira Bonacazata; Miesse, Maria Carolina; Carvalho, Fabiana Aparecida de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-05-23)
Analisam-se questões relacionadas ao gênero e à sexualidade frente ao Movimento
Escola sem Partido (MESP) e impactos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A pesquisa foi de cunho qualitativo, teórico-bibliográfico e ...
-
-
Tamiozzo, Jéssica; Schwengber, Maria Simone Vione; Borges, Robson Machado
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Considerando a necessidade de a Educação Física (EF) escolar tematizar as questões de
gênero na prática esportiva, este estudo tem como objetivo descrever os principais resultados
do desenvolvimento de uma unidade de ...
-
-
Rodrigues, Victor Hugo Guimarães
(2005)