-
-
Figueiredo, Roniel Santos; Souza, Marcos Lopes de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-09)
As discussões sobre história e cultura africana e afro-brasileira entraram no currículo
escolar de maneira mais enfática após a lei 10639/2003. Contudo, tendo em vista o
contexto histórico eurocêntrico que faz parte da ...
-
-
Morando, André; Souza, Nadia Geisa Silveira de; Santos, Paloma Nascimento dos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Analisamos neste artigo a rede de enunciados sobre família e homoparentalidade em um grupo
virtual do Facebook, que reúne pessoas vinculadas à Educação Infantil. Para conhecer os
sentidos atribuídos às famílias pelo ...
-
-
Silva, Elayne Chistian da; Figueiredo, Vânia Santos
(2007)
Inicialmente foi possível, a partir de observações teóricas, apontar algumas modificações que o Ensino de Geografia vêm apresentando atualmente. Essas nortearam a nossa prática, permitindo uma exposição mais palpável do ...
-
-
Bahiana, Mariane de Almeida; Brito, Leandro Teofilo de; Fonseca, Michele Pereira Souza da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este artigo discute narrativas de professoras regentes em atuação na educação infantil,
problematizando se os efeitos performativos da enunciação “ideologia de gênero”
afetaram (ou não) o trabalho docente com a infância. ...
-
-
Nascimento, Stefany Silva do; Santos, Odair José Silva dos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-07)
O artigo aqui apresentado tem o objetivo de discutir sobre a função do aluno, leitor em
formação, no processo de leitura literária, compreendendo esse estudante como um
elemento primordial para que haja a significação ...
-
-
Duque, Tiago
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)
Esse texto em tela se propõe ao exercício analítico de pensar as ações do Impróprias –
Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq) – e o seus
efeitos, assim como as possíveis contribuições que as ...
-
-
Redmer, Carla Rejane Barz
(2006)
O presente trabalho pretende abordar questões ligadas às dificuldades enfrentadas no atual processo de ensino-aprendizagem, relacionadas com a carência de leitura que acarretará dificuldades de interpretação e de escrita, ...
-
-
Henning, Paula Corrêa
(2010)
O presente texto busca trazer alguns dos discursos que circulam por investigações
no campo da Educação, anunciando as posições de sujeito no campo dos saberes da Educação. Com a discussão do Triedro dos Saberes em Michel ...
-
-
Santos, Marina Silveira Bonacazata; Miesse, Maria Carolina; Carvalho, Fabiana Aparecida de
(2021)
Analisam-se questões relacionadas ao gênero e à sexualidade frente ao Movimento Escola sem Partido (MESP) e impactos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa foi de cunho qualitativo, teórico-bibliográfico e ...
-
-
Santos, Marina Silveira Bonacazata; Miesse, Maria Carolina; Carvalho, Fabiana Aparecida de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-05-23)
Analisam-se questões relacionadas ao gênero e à sexualidade frente ao Movimento
Escola sem Partido (MESP) e impactos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A pesquisa foi de cunho qualitativo, teórico-bibliográfico e ...
-
-
Muniz, Gardenia Oliveira; Brito, Talamira Taita Rodrigues
(2021)
A partir das análises realizadas numa pesquisa de mestrado que teve como título:
Narrativas de Professores de Ciências sobre o Mal-estar Docente: Trajetória,
Adoecimento e Permanência, defendida em 2018, destacamos alguns ...
-
-
Pereira, Anamaria Ladeira; Pereira, Camila Santos; Pocahy, Fernando
(2021)
Nossa inspiração centra-se em estudos feministas e pós-críticos para, a partir de vivências docentes e estudos científicos, narrarmos as possibilidades de (re)produção dos discursos de ódio em ambientes ...