Maneiras outras de se ver e de ver o outro: relações de gênero no segundo ano nas etapas iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Campo Grande, MS

Lima, Cristiane Pereira; Lacerda, Léia Teixeira

Abstract:

 
Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado que discute as relações de gênero entre meninas e meninos, buscando compreender como elas e eles se veem e veem o seu “Outro”. Para tanto, foram realizadas oficinas de desenhos, produção de narrativas e contação de história, por meio do texto literário, a fim de promover a discussão sobre as relações de alteridade entre o Eu e o Outro. As fontes foram as narrativas e os desenhos das crianças do segundo ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública, analisados na perspectiva da infância e do pós-estruturalismo. Os resultados evidenciam que as relações são permeadas de costumes, valores sociais e produzidas na cultura, oportunizando refletir sobre o que é ser menina e menino, as feminilidades e masculinidades, além de demonstrarem que essas relações vividas entre as crianças produzem subjetividades.
 
Este artículo tiene como objetivo presentar los resultados de una investigación de maestría que discute las relaciones de género entre niñas y niños, buscando entender cómo ellos se ven a sí mismos y a su “Outro”. Para ello, se llevaron a cabo talleres sobre dibujos, producción de narraciones y narración de historietas, a través del texto literario, para promover la discusión sobre lãs relaciones de alteridad entre el Yo y el Otro. Las fuentes fueron las narraciones y dibujos de los niños Del segundo año de las Series Iniciales de la Enseñanza Fundamental en una escuela pública, analizados desde la perspectiva de la infancia y el posestructuralismo. Los resultados muestran que las relaciones están impregnadas de costumbres, valores sociales y producidas en la cultura, lo que permite reflexionar sobre lo que significa ser niña y niño, las feminidades y las masculinidades, además de demostrar que estas relaciones experimentadas entre los niños producen subjetividades.
 
This article aims to present the results of a Master’s research that discusses the gender relations between girls and boys, seeking to understand how they see themselves and their “other”. For that, workshops on drawings, narratives’ production and storytelling were carried out, through the literary text, in order to promote the discussion on the relationships of otherness between the self and the other. The sources were narratives and drawings of the children from a public school, second year of the Elementary School, analyzed from the perspective of childhood and post-structuralism. The results show that relationships are permeated with customs, social values and produced in culture, making it possible to reflect on what it means to be a girl and a boy, femininities and masculinities, in addition to demonstrating that these relationships lived among children produce subjectivities.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n.1 , p. 371-399, jan./jun. 2020.

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