Show simple item record

dc.contributor.author Lima, Cristiane Pereira
dc.contributor.author Lacerda, Léia Teixeira
dc.date.accessioned 2023-04-17T14:34:02Z
dc.date.available 2023-04-17T14:34:02Z
dc.date.issued 2020-08-16
dc.identifier.citation LIMA, C. P.; LACERDA, L. T. Maneiras outras de se ver e de ver o outro: relações de gênero no segundo ano nas etapas iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Campo Grande, MS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 371–399, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11425. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11425. Acesso em: 12 abr. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10848
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n.1 , p. 371-399, jan./jun. 2020. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado que discute as relações de gênero entre meninas e meninos, buscando compreender como elas e eles se veem e veem o seu “Outro”. Para tanto, foram realizadas oficinas de desenhos, produção de narrativas e contação de história, por meio do texto literário, a fim de promover a discussão sobre as relações de alteridade entre o Eu e o Outro. As fontes foram as narrativas e os desenhos das crianças do segundo ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública, analisados na perspectiva da infância e do pós-estruturalismo. Os resultados evidenciam que as relações são permeadas de costumes, valores sociais e produzidas na cultura, oportunizando refletir sobre o que é ser menina e menino, as feminilidades e masculinidades, além de demonstrarem que essas relações vividas entre as crianças produzem subjetividades. pt_BR
dc.description.abstract Este artículo tiene como objetivo presentar los resultados de una investigación de maestría que discute las relaciones de género entre niñas y niños, buscando entender cómo ellos se ven a sí mismos y a su “Outro”. Para ello, se llevaron a cabo talleres sobre dibujos, producción de narraciones y narración de historietas, a través del texto literario, para promover la discusión sobre lãs relaciones de alteridad entre el Yo y el Otro. Las fuentes fueron las narraciones y dibujos de los niños Del segundo año de las Series Iniciales de la Enseñanza Fundamental en una escuela pública, analizados desde la perspectiva de la infancia y el posestructuralismo. Los resultados muestran que las relaciones están impregnadas de costumbres, valores sociales y producidas en la cultura, lo que permite reflexionar sobre lo que significa ser niña y niño, las feminidades y las masculinidades, además de demostrar que estas relaciones experimentadas entre los niños producen subjetividades. pt_BR
dc.description.abstract This article aims to present the results of a Master’s research that discusses the gender relations between girls and boys, seeking to understand how they see themselves and their “other”. For that, workshops on drawings, narratives’ production and storytelling were carried out, through the literary text, in order to promote the discussion on the relationships of otherness between the self and the other. The sources were narratives and drawings of the children from a public school, second year of the Elementary School, analyzed from the perspective of childhood and post-structuralism. The results show that relationships are permeated with customs, social values and produced in culture, making it possible to reflect on what it means to be a girl and a boy, femininities and masculinities, in addition to demonstrating that these relationships lived among children produce subjectivities. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Relações de gênero pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.subject Constituição da subjetividade pt_BR
dc.subject Relaciones de género pt_BR
dc.subject Infancia pt_BR
dc.subject Constitución de subjetividad pt_BR
dc.subject Gender Relations pt_BR
dc.subject Childhood pt_BR
dc.subject Subjectivity constitution pt_BR
dc.title Maneiras outras de se ver e de ver o outro: relações de gênero no segundo ano nas etapas iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Campo Grande, MS pt_BR
dc.title.alternative Otras maneras de ver y ver el otro: relaciones de género en el segundo año en los años iniciales de la educación fundamental en una escuela pública en Campo Grande, MS pt_BR
dc.title.alternative Other ways to see and see the other: gender relationships in the initial steps of fundamental education in a public school in Campo Grande, MS pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v8i1.11425 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record