Infância, educação infantil e educação sexual: uma análise a partir dos estudos culturais em educação

Sá-Silva, Jackson Ronie; Silva, Raimundo José Pereira da

Abstract:

 
Este artigo apresenta uma análise teórica documental que tensiona e problematiza as ideias de infância, educação infantil, educação sexual e pedofilização social compiladas em materiais bibliográficos cuja centralidade discursiva se apoia nos Estudos Culturais em Educação em sua vertente pós-estruturalista. Entende-se o conceito de infância como uma construção cultural, fluida e multifacetada em que saberes e poderes são acionados para marcarem os sujeitos infantis. Educação infantil e educação sexual são invenções articuladas para pedagogizar, posicionar e controlar as crianças a partir de lógicas binárias, higiênicas e totalizantes. A educação sexual infantil desconstrucionista pensa sobre esses mecanismos e alerta para o combate das violências sexuais e de gênero.
 
Este artículo presenta un análisis teórico documental que tensa y problematiza las ideas de infancia, educación infantil, educación sexual y pedofilización social compiladas en materiales bibliográficos cuya centralidad discursiva se apoya en los Estudios Culturales en Educación en su vertiente post-estructuralista. Se entiende el concepto de infancia como una construcción cultural, fluida y multifacética en que saberes y poderes son accionados para marcar a los sujetos infantiles. La educación infantil y la educación sexual son invenciones articuladas para pedagogizar, posicionar y controlar a los niños a partir de lógicas binarias, higiénicas y totalizantes. La educación sexual infantil desconstruccionista piensa sobre estos mecanismos de cosificación y alerta para el combate de las violencias sexuales y de género.
 
This article presents a theoretical documentary analysis that stresses and issues the ideas of childhood, early childhood education, sexual education and social pedophilization compiled in bibliographic materials whose discursive centrality is based on Cultural Studies in Education in its poststructuralist dimension. The concept of childhood is understood as a cultural construct, fluid and multifaceted in which knowledge and powers are activated to mark the young individuals. Child education and sex education are articulated inventions to educate position and control children from binary, hygienic and totalizing logics. Deconstructionist sexual education of children thinks about these mechanisms of objectification of children and adolescents and alert to the combat of sexual and gender violence.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 109-121, Jul./Dez. 2018.

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