Show simple item record

dc.contributor.author Sá-Silva, Jackson Ronie
dc.contributor.author Silva, Raimundo José Pereira da
dc.date.accessioned 2023-05-17T22:56:25Z
dc.date.available 2023-05-17T22:56:25Z
dc.date.issued 2019-01
dc.identifier.citation SÁ-SILVA, J.R.; SILVA, R. J. P. da. Infância, educação infantil e educação sexual: uma análise a partir dos estudos culturais em educação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 109–121, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8524. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8524. Acesso em: 16 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10983
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 109-121, Jul./Dez. 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo apresenta uma análise teórica documental que tensiona e problematiza as ideias de infância, educação infantil, educação sexual e pedofilização social compiladas em materiais bibliográficos cuja centralidade discursiva se apoia nos Estudos Culturais em Educação em sua vertente pós-estruturalista. Entende-se o conceito de infância como uma construção cultural, fluida e multifacetada em que saberes e poderes são acionados para marcarem os sujeitos infantis. Educação infantil e educação sexual são invenções articuladas para pedagogizar, posicionar e controlar as crianças a partir de lógicas binárias, higiênicas e totalizantes. A educação sexual infantil desconstrucionista pensa sobre esses mecanismos e alerta para o combate das violências sexuais e de gênero. pt_BR
dc.description.abstract Este artículo presenta un análisis teórico documental que tensa y problematiza las ideas de infancia, educación infantil, educación sexual y pedofilización social compiladas en materiales bibliográficos cuya centralidad discursiva se apoya en los Estudios Culturales en Educación en su vertiente post-estructuralista. Se entiende el concepto de infancia como una construcción cultural, fluida y multifacética en que saberes y poderes son accionados para marcar a los sujetos infantiles. La educación infantil y la educación sexual son invenciones articuladas para pedagogizar, posicionar y controlar a los niños a partir de lógicas binarias, higiénicas y totalizantes. La educación sexual infantil desconstruccionista piensa sobre estos mecanismos de cosificación y alerta para el combate de las violencias sexuales y de género. pt_BR
dc.description.abstract This article presents a theoretical documentary analysis that stresses and issues the ideas of childhood, early childhood education, sexual education and social pedophilization compiled in bibliographic materials whose discursive centrality is based on Cultural Studies in Education in its poststructuralist dimension. The concept of childhood is understood as a cultural construct, fluid and multifaceted in which knowledge and powers are activated to mark the young individuals. Child education and sex education are articulated inventions to educate position and control children from binary, hygienic and totalizing logics. Deconstructionist sexual education of children thinks about these mechanisms of objectification of children and adolescents and alert to the combat of sexual and gender violence. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.subject Infancia pt_BR
dc.subject Educação sexual pt_BR
dc.subject Educación sexual pt_BR
dc.subject Estudos culturais em educação pt_BR
dc.subject Estudios culturales en educación pt_BR
dc.subject Childhood pt_BR
dc.subject Sexual education pt_BR
dc.subject Cultural studies in education pt_BR
dc.title Infância, educação infantil e educação sexual: uma análise a partir dos estudos culturais em educação pt_BR
dc.title.alternative Infancia, educación infantil y educación sexual: un análisis a partir de los estudios culturales en educación pt_BR
dc.title.alternative Childhood, child education and sexual education: an analysis based on the cultural studies in education pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v6i2.8524 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record