Show simple item record

dc.contributor.author Bertti, Caroline Vanessa Bauman
dc.contributor.author Silveira, Alexsandro Neves
dc.contributor.author Dytz, Aline Guerra
dc.contributor.author Arashiro, Everaldo
dc.date.accessioned 2023-08-18T12:51:47Z
dc.date.available 2023-08-18T12:51:47Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation BERTTI, Caroline Vanessa Bauman; SILVEIRA, Alexsandro Neves; DYTZ, Aline Guerra; ARASHIRO, Everaldo. Proposta de um experimento para a compressão da meia-vida radioativa com o uso de poliedros físicos e virtuais. Revista De Enseñanza De La Física, 35(1), 109–118. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2250-6101
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11264
dc.description Artigo de Periódico pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho foi aplicado de forma a demonstrar a meia-vida radioativa no processo de decaimento radioativo, de maneira lúdica e descontraída com uso de poliedros, contemplando tópicos de Física Moderna no Ensino Médio. Aplicado em uma escola na cidade de Rio Grande – RS, Brasil, em um sistema híbrido de ensino, com uma turma presencial e outra remota com respectivamente 14 e 12 estudantes. Simultaneamente foram realizadas simulações das curvas de decaimento radioativo utilizando conjuntos de poliedros físicos com a turma presencial e poliedros virtuais com a turma que estava on-line, através de um aplicativo de celular. Como resultado do procedimento observou-se uma interação muito produtiva dos estudantes, inesperada para encontros híbridos. Os estudantes relataram que após o experimento o comportamento exponencial ficou contextualizado devido a simulação do decaimento radioativo,o que os motivou a pesquisarem mais sobre a radioatividade. pt_BR
dc.description.abstract This work was applied in order to demonstrate the radioactive half-life in the radioactive decay process, in a playful and relaxed way with the use of polyhedra, covering topics of Modern Physics in High School. Applied in a school in the city of Rio Grande – RS, Brazil, in a hybrid teaching system, with one in-person class and another remote, with 14 and 12 students, respectively. Simulations of radioactive decay curves were simultaneously conducted using physical polyhedra with the in-person class and virtual polyhedra with the online class, through a mobile app. As a result of the procedure, a highly productive interaction among the students was observed, unexpected for hybrid classes. The students reported that after the experiment, the exponential behavior became contextualized due to the simulation of radioactive decay, which motivated them to research more about radioactivity. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino da física moderna pt_BR
dc.subject Simulação com poliedros pt_BR
dc.subject Tempo de meia-vida pt_BR
dc.subject Radioatividade pt_BR
dc.subject Teaching modern physics pt_BR
dc.subject Simulation with polyhedral pt_BR
dc.subject Half-life time pt_BR
dc.subject Radioactivity pt_BR
dc.title Proposta de um experimento para a compressão da meia-vida radioativa com o uso de poliedros físicos e virtuais pt_BR
dc.title.alternative Proposal of an experiment for radioactive half-life comprehension using physical and virtual polyhedral pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.55767/2451.6007 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record